Blog do MIB

Blog do MIB

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dance Of The Dead

Esse filme cai mais uma vez no gênero de terror/comédia. Mas por se tratar de uma invasão zumbi (50% de chance de dar certo) no meio de uma baile de formatura eu acabarei dando uma chance pra ele. O resultado é 1:15hs de diversão, pop e descompromissada, utilizando um visual MUITO caricato e estilizado. O diretor conseguiu fazer uma homenagem ao gênero (zumbis) sem cair nos velhos clichês, quer dizer, caindo com estilo nos velhos clichês. A história não poderia ser mais genérica: uma usina nuclear (a cena em que a usina aparece me lembrou o estilo visual sarcástico d'Os Simpsons) despeja material tóxico nos esgotos. Esse material acaba evaporando e faz os mortos voltarem a vida. Um grupo de adolescentes esquisitos, que por serem esquisitos ficaram de fora do baile de formatura, percebem o que esta acontecendo e decidem tentar impedir o massacre que está para acontecer (zumbis X adolescentes se formando. Quem será que ganha?).

Como viram, a história não é o forte desse filme. A parada aqui são as referências a outros filmes, como Star Trek, Madrugada dos Mortos, Star Wars, etc. O fato do bando principal ser formado por nerds/freaks/dorks/geeks/etc, cria várias situações envolvendo a cultura pop/nerd e que fazem o filme valer a pena. Fora essa parte, a plástica do filme é muito engraçada. Certa hora eles estão nos esgotos da cidade, e para dar a idéia de que o esgoto está contaminado com material radioativo, o diretor resolveu espalhar uma gosma verde florescente nas paredes. É muito exagerado, mas bem legal. Outra cena legal é quando os zumbis começam a sair do cemitério. Diferente de A Noite dos Mortos-Vivos, aqui os zumbis explodem pra fora da cova e já saem correndo no embalo. É muito bizarro.

Eu resumiria o filme dessa forma: Dance Of The Dead faz com o gênero de zumbis a mesma coisa que Shaun of Dead fez, só que ao invés do humor britânico sarcástico, eles usaram o humor americano meio abestalhado e exagerado. Só isso já o torna um mini-clássico para o público mais indie... ou não.